segunda-feira, 17 de dezembro de 2012



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Design Cinematográfico: considerações gerais 

Para filmes de longa-metragem / ficção

Na intenção de explicitar o ponto de vista do qual o tema está sendo abordado, traçamos um paralelo entre as formas de design industrial19 mais comuns e de design cinematográfico praticado pelos departamentos de arte no cinema de um modo geral. 

Obtemos, então o seguinte quadro:



A palavra design, no caso da distinção descrita no quadro acima, pede um complemento que defina seu objetivo final. Cada tipo de design, seja ele industrial ou cinematográfico, possui objetivos distintos, peculiares à área em que atuam. Sendo assim da mesma forma que temos no design industrial o design gráfico, o design de produto, o design de moda, o design de interiores e

19 Desenho Industrial - [1] Ciência e arte que abrange o projeto e o desenvolvimento de embalagens com ênfase nas suas características estéticas, práticas, funcionais etc., incluindo a escolha dos materiais e meios de produção. [2] Atividade técnica ou artística que se ocupa da concepção da forma de objetos tridimensionais (desenho de produto) e bidimensionais (programação visual) com vistas na produção industrial. ROSSI FILHO, 2001. 


de edificações etc, teremos também no design cinematográfico o design de créditos, a arte gráfica de cena, o design de objetos de cena, o design de figurino, o design de cenários etc. No cinema, a junção destes elementos faz com que conceito literário e resultado fílmico auxiliem a construção da narrativa através de imagens.

No decorrer dessa pesquisa, o emprego da palavra design estará se referindo a projeto, planejamento num sentido mais amplo. A palavra desenho, quando num contexto geral, estará se referindo às representações gráficas e plásticas (grafite, lápis, aquarela, pintura a óleo, pintura digital, acrílica, etc). Num contexto específico, desenho se refere à representação através de linhas (grafite, lápis, esferográfica). Dependendo do contexto, por vezes quase não há distinção entre estes termos, pois é comum a utilização da palavra desenho como se fosse a forma traduzida de design, por exemplo, desenho de produção ou design de produção; desenho industrial ou design industrial20.

Visto que em grandes produções o design cinematográfico é composto por atividades variadas comumente exercidas por uma equipe ampla, normalmente não se nomeia um único indivíduo como sendo designer cinematográfico, a não ser que, no âmbito de uma produção de baixo orçamento, o profissional tenha desenvolvido sozinho todas as funções relacionadas a cada etapa do processo de concepção visual. Para tanto já existem nomenclaturas específicas tais como desenhista de produção, diretor de arte, desenhista de conceito etc., onde cada qual exerce uma função

20 -" verb" to invent and prepare a plan of (something) before it is built or made: A famous architect designed this building (projetar) -" noun"; 1 a sketch or plan produced before something is made: a design for a dress. (desenho); 2 style; the way in which something has been made or put together. It is very modern in design, I don't like the design of that building (design); 3 a pattern etc. the curtains have a flower design on them. (padrão); 4 a plan formed in the mind (an) intention: our holidays coincided by design and not by accident (propósito). PASSWORD K Dictionaries, 2001.
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complementar à outra. Há casos em que o próprio diretor executa os primeiros esboços que servirão de referência para que o departamento de arte possa desenvolver e aperfeiçoar as sugestões de concepção visual, nem por isso eles aparecem nos créditos como “designers cinematográficos” mesmo tendo exercido uma pequena etapa dessa função. Exemplo disso são uns dos esboços realizados por diretores como Alfred Hitchcock e Tim Burton para indicar suas intenções que seriam posteriormente desenvolvidas pelos desenhistas de conceito, para a pré produção dos filmes Um corpo que cai e O estranho mundo de Jack, respectivamente:




A utilização do desenho como forma de comunicação entre o diretor e sua equipe, além da linguagem verbal e escrita, era uma constante no processo criativo de Frederico Fellini23 que costumava esboçar suas idéias como no exemplo a seguir:



Mas assim como um texto escrito de maneira legível comunica idéias com eficiência, também um desenho que possua clareza de informações supre tais necessidades. Daí a relevância de se utilizar, em adição, os serviços de um desenhista profissional.
Há, no entanto, casos peculiares em que é possível estabelecer de forma direta não só o aspecto visual do filme no sentido de pré-produção, mas também o acabamento, enquadramento, fotografia, planejamento do movimento de câmera, composição e combinação entre elementos de cena, personagens e cenários: tal como um programador visual planeja e controla a execução de um projeto gráfico. Exemplo disso é a animação de recortes na qual o designer produz arquivos que correspondem ao projeto a ser animado. Nesse caso é possível desenhar, compor o posicionamento dos elementos de cena e fazer o planejamento da movimentação desses elementos ao longo das cenas. Ainda que tudo seja animado, editado e os efeitos aplicados por outro profissional, o trabalho de design cinematográfico pode ser feito por um único desenhista, mantendo características originais, concedendo-lhe o crédito de designer cinematográfico. Tal função é muito comum na produção de curtas, de vinhetas, de aberturas, de trailers e teasers em técnicas diversas.

[DVD Teasers Trilogia do caos] ou [cdM – Teasers Trilogia do Caos]




21 Cf. ETTEDGUI, Production design & art direction, 1999, p. 14.

22 Cf. TOMPSON, Tim Burton’s Nightmare before Christmas: the film, the art, the vision, 1994, p. 18. 23 FELLINI, Federico; PETTIGREW, Damien. Eu sou um grande mentiroso, 1995. 



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