3
Design Cinematográfico: considerações gerais
Para filmes de longa-metragem / ficção
Na intenção de explicitar o ponto de vista do qual o tema está sendo
abordado, traçamos um paralelo entre as formas de design industrial19 mais
comuns e de design cinematográfico praticado pelos departamentos de arte no
cinema de um modo geral.
Obtemos, então o seguinte quadro:
A palavra design, no caso da distinção descrita no quadro acima, pede
um complemento que defina seu objetivo final. Cada tipo de design, seja ele
industrial ou cinematográfico, possui objetivos distintos, peculiares à área em
que atuam. Sendo assim da mesma forma que temos no design industrial o
design gráfico, o design de produto, o design de moda, o design de interiores e
19 Desenho Industrial - [1] Ciência e arte que abrange o projeto e o desenvolvimento de
embalagens com ênfase nas suas características estéticas, práticas, funcionais etc., incluindo a escolha dos
materiais e meios de produção. [2] Atividade técnica ou artística que se ocupa da
concepção da forma de objetos tridimensionais (desenho de produto) e bidimensionais (programação
visual) com vistas na produção industrial. ROSSI FILHO, 2001.
de edificações etc, teremos também no design cinematográfico o design de
créditos, a arte gráfica de cena, o design de objetos de cena, o design de
figurino, o design de cenários etc. No cinema, a junção destes elementos faz
com que conceito literário e resultado fílmico auxiliem a construção da narrativa
através de imagens.
No decorrer dessa pesquisa, o emprego da palavra design estará se
referindo a projeto, planejamento num sentido mais amplo. A palavra desenho,
quando num contexto geral, estará se referindo às representações gráficas e
plásticas (grafite, lápis, aquarela, pintura a óleo, pintura digital, acrílica, etc).
Num contexto específico, desenho se refere à representação através de linhas
(grafite, lápis, esferográfica). Dependendo do contexto, por vezes quase não há
distinção entre estes termos, pois é comum a utilização da palavra desenho
como se fosse a forma traduzida de design, por exemplo, desenho de produção
ou design de produção; desenho industrial ou design industrial20.
Visto que em grandes produções o design cinematográfico é composto
por atividades variadas comumente exercidas por uma equipe ampla,
normalmente não se nomeia um único indivíduo como sendo designer
cinematográfico, a não ser que, no âmbito de uma produção de baixo
orçamento, o profissional tenha desenvolvido sozinho todas as funções
relacionadas a cada etapa do processo de concepção visual. Para tanto já
existem nomenclaturas específicas tais como desenhista de produção, diretor
de arte, desenhista de conceito etc., onde cada qual exerce uma função
20 -" verb" to invent and prepare a plan of (something) before it is built or made: A famous
architect designed this building (projetar) -" noun"; 1 a sketch or plan produced before something is
made: a design for a dress. (desenho); 2 style; the way in which something has been made or put together.
It is very modern in design, I don't like the design of that building (design); 3 a pattern etc. the curtains
have a flower design on them. (padrão); 4 a plan formed in the mind (an) intention: our holidays
coincided by design and not by accident (propósito). PASSWORD K Dictionaries, 2001.
22
complementar à outra. Há casos em que o próprio diretor executa os primeiros
esboços que servirão de referência para que o departamento de arte possa
desenvolver e aperfeiçoar as sugestões de concepção visual, nem por isso eles
aparecem nos créditos como “designers cinematográficos” mesmo tendo
exercido uma pequena etapa dessa função. Exemplo disso são uns dos
esboços realizados por diretores como Alfred Hitchcock e Tim Burton para
indicar suas intenções que seriam posteriormente desenvolvidas pelos
desenhistas de conceito, para a pré produção dos filmes Um corpo que cai e O
estranho mundo de Jack, respectivamente:
A utilização do desenho como forma de comunicação entre o diretor e
sua equipe, além da linguagem verbal e escrita, era uma constante no
processo criativo de Frederico Fellini23 que costumava esboçar suas idéias
como no exemplo a seguir:
Mas assim como um texto escrito de maneira legível comunica idéias
com eficiência, também um desenho que possua clareza de informações supre
tais necessidades. Daí a relevância de se utilizar, em adição, os serviços de um
desenhista profissional.
Há, no entanto, casos peculiares em que é possível estabelecer de forma direta não só o aspecto visual do filme no sentido de pré-produção, mas também o acabamento, enquadramento, fotografia, planejamento do movimento de câmera, composição e combinação entre elementos de cena, personagens e cenários: tal como um programador visual planeja e controla a execução de um projeto gráfico. Exemplo disso é a animação de recortes na qual o designer produz arquivos que correspondem ao projeto a ser animado. Nesse caso é possível desenhar, compor o posicionamento dos elementos de cena e fazer o planejamento da movimentação desses elementos ao longo das cenas. Ainda que tudo seja animado, editado e os efeitos aplicados por outro profissional, o trabalho de design cinematográfico pode ser feito por um único desenhista, mantendo características originais, concedendo-lhe o crédito de designer cinematográfico. Tal função é muito comum na produção de curtas, de vinhetas, de aberturas, de trailers e teasers em técnicas diversas.
Há, no entanto, casos peculiares em que é possível estabelecer de forma direta não só o aspecto visual do filme no sentido de pré-produção, mas também o acabamento, enquadramento, fotografia, planejamento do movimento de câmera, composição e combinação entre elementos de cena, personagens e cenários: tal como um programador visual planeja e controla a execução de um projeto gráfico. Exemplo disso é a animação de recortes na qual o designer produz arquivos que correspondem ao projeto a ser animado. Nesse caso é possível desenhar, compor o posicionamento dos elementos de cena e fazer o planejamento da movimentação desses elementos ao longo das cenas. Ainda que tudo seja animado, editado e os efeitos aplicados por outro profissional, o trabalho de design cinematográfico pode ser feito por um único desenhista, mantendo características originais, concedendo-lhe o crédito de designer cinematográfico. Tal função é muito comum na produção de curtas, de vinhetas, de aberturas, de trailers e teasers em técnicas diversas.
[DVD Teasers Trilogia do caos] ou [cdM – Teasers Trilogia do Caos]
21 Cf. ETTEDGUI, Production design & art direction, 1999, p. 14.
22 Cf. TOMPSON, Tim Burton’s Nightmare before Christmas: the film, the art, the vision, 1994, p. 18.
23 FELLINI, Federico; PETTIGREW, Damien. Eu sou um grande mentiroso, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário